Existem regras de comunicação transversais à comunidade, padronizando cores e formatos para compreensão de todos – a sinalização. O objetivo é, cumprindo as normas regulamentares, direcionar o comportamento humano de forma a garantir e preservar a segurança local.
As sinaléticas devem ser selecionadas tendo em consideração a situação que se pretende sinalizar e devidamente instaladas para a visualização adequada.
A sinalização de evacuação e emergência deve assegurar que os intervenientes, numa possível situação de emergência, procedam de forma coerente, fácil e segura à fuga do local ameaçado.
Possibilidade de reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndio e seus impactos negativos.Em situação de risco as placas de sinalização devem orientar o combate ao incêndio, permitindo assim um aumento da segurança das pessoas e respetivo local.
Instrumento fundamental na evacuação de locais em situação de emergência. Representam, de modo simplificado, a arquitetura das instalações, a localização do observador e a localização de um conjunto de elementos relacionados com a segurança, nomeadamente caminhos e meios de evacuação, saídas de emergência, localização de meios de combate a incêndio, etc.
Alertas e advertências para situações de perigo ou agentes potencialmente perigosos e susceptíveis de causar dano, lesão ou acidente.
No intuito de manter a integridade física, evitando acidentes de trabalho e minimizando possíveis consequências, os sinais de obrigação indicam determinado comportamento ou equipamento de proteção individual que o individuo deve utilizar.
Outra sinalização a fornecer informações úteis aos utentes de um edifício.